Qual é a função do Livro Didático?


Vocês já pararam para pensar de que forma e em que nível o uso do material didático influencia no ambiente escolar? Será que ele deve ser o protagonista na construção do conhecimento?

É inegável que o livro didático auxilia muito o trabalho do professor e orienta o aprendizado do aluno, facilitando com atividades impressas, imagens e conceitos. Porém, em sala de aula constantemente o livro didático acaba tornando-se o único instrumento possível de transmissão de saberes, quando deveria ser tratado como um dos muitos instrumentos que podem fazer parte do trabalho pedagógico.
Como estagiária na área da docência posso perceber o apego das professoras ao material, sendo ele, por muitas vezes, a única forma de consulta e pesquisa. Penso que ele é um instrumento que ajuda muitíssimo no trabalho pedagógico, dando um “norte” na passagem dos conteúdos. Ele deve ser utilizado, mas não como o protagonista para conduzir todas as aulas do ano letivo, o seu uso excessivo acaba tornando as aulas monótonas, repetitivas e menos atrativa para os alunos. É de grande importância encontrar novas formas de abordar e discutir o conteúdo, afinal, o livro didático não é o único depositário do saber.
Cabe ao professor promover aulas que possam ser orientadas pelo livro didático, mas, é de grande importância que os alunos contemplem também de outras formas de transmissão do conhecimento.

Comentários

  1. o conhecimento não pode ser transmitido e sim produzido e para isso sim, é fundamental o emprego de diversos suportes, que oportunizem o confronto de ideias, a diversidade de opiniões e a crítica às suas fontes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas