Software Livre e a democratização do conhecimento
No Brasil, o uso de Softwares Livres ainda encontra resistência. As escolas que possuem computadores e laboratórios de informática, muitas vezes, acabam optando por Softwares Proprietários alegando que estão acostumadas em utilizá-los, e que é mais fácil de operar e realizar tarefas. Porém, a utilização dos Softwares livres vai muito além!
O maior ganho com os Softwares Livres é a liberdade. É oportunizar que as pessoas estudem como o programa funciona, é permitir modificá-lo de acordo com as suas necessidades e é ter a possibilidade de redistribuir cópias do programa, ajudando assim o coletivo. Ou seja, todo mundo sai ganhando! É democratizar o acesso à tecnologia e ao conhecimento de forma ampla.
Já os Softwares Proprietários só quem ganha é o próprio proprietário. Não tem permissão para estudá-lo, modificá-lo e, muito menos, distribuí-lo. O objetivo desses softwares é manter algo individualizado, fortalecendo o mercado e garantindo lucro.
Então, não é muito mais vantajoso ensinar aos nosso alunos utilizarem algo que vai possibilitar que ele se aproprie melhor sobre aquilo que está utilizando? Com o avanço da tecnologia, é de grande importância que o aluno se aproprie daquilo que ele utiliza, modifique-o e distribua! O conhecimento tem que ser democrático e coletivo, e não de forma individualizada e isolada.
É fundamental trabalhar com os jovens outras formas de produção do conhecimento, mais horizontalizadas, colaborativas e livres, pois só assim teremos a democratização do conhecimento, e isso no que diz respeito a software e também aos demais conteúdos culturais.
ResponderExcluir