O BLOG E A INTERAÇÃO COM NOVOS SABERES
Olá! Você
já pensou no quanto um blog pode ser importante na construção de novos
conhecimentos?
Bom, até
então eu não tinha pensado sobre isso, porém, após ler o texto “REFLEXÃO ENTRE PROFESSORES EM BLOGS : PASSOS PARA NOVAS EDUCAÇÕES” de Adriane Halmann e Maria
Bonilla, pude perceber o quanto essa ferramenta pode ser importante na
educação.
O texto
me trouxe inquietações sobre como eu, futura pedagoga, poderia incluir essa
ferramenta em sala de aula, pensando na construção de novos conhecimentos
professor-estudante ou estudante-professor.
O
interessante é que essa interação mútua engloba também as subjetividades. Ou
seja, a relação de cada indivíduo com suas experiências, tendências, necessidades
e visão de mundo que molda a sua opinião sobre determinado assunto. Portanto,
trazer isso para sala de aula também é poder perceber e interagir com os
diversos contextos e realidades de cada estudante. E a partir dessas
subjetividades, na criação do diálogo que se estabelece a construção conjunta
do conhecimento por meio da concordância, discordância, reflexões ou resoluções
de determinado assunto postado.
Como o
professor também é um indivíduo em constante formação, se dispor a discutir,
argumentar e se reconstruir através da colaboração do outro é se permitir estar
aprendendo e renovando os conhecimentos todo o tempo.
O blog
possibilita desenvolver o pensamento crítico quando se posta sobre determinado
assunto, e desenvolve também a criticidade de quem comenta. Então, ele pode sim
se tornar um grande aliado do professor no caminho para novas educações.
importante perceber o professor também como um sujeito aprendente, e que aprende com seus alunos, na interação com eles sobre os temas sociais, científicos e educacionais. Abertura! é a palavra-chave. Abertura de conteúdos, abertura de posicionamento do professor, abertura do currículo, abertura de ideias...
ResponderExcluir