O BLOG E A INTERAÇÃO COM NOVOS SABERES


  Olá! Você já pensou no quanto um blog pode ser importante na construção de novos conhecimentos?

     Bom, até então eu não tinha pensado sobre isso, porém, após ler o texto “REFLEXÃO ENTRE PROFESSORES EM BLOGS : PASSOS PARA NOVAS EDUCAÇÕES” de Adriane Halmann e Maria Bonilla, pude perceber o quanto essa ferramenta pode ser importante na educação.

    O texto me trouxe inquietações sobre como eu, futura pedagoga, poderia incluir essa ferramenta em sala de aula, pensando na construção de novos conhecimentos professor-estudante ou estudante-professor.

    O interessante é que essa interação mútua engloba também as subjetividades. Ou seja, a relação de cada indivíduo com suas experiências, tendências, necessidades e visão de mundo que molda a sua opinião sobre determinado assunto. Portanto, trazer isso para sala de aula também é poder perceber e interagir com os diversos contextos e realidades de cada estudante. E a partir dessas subjetividades, na criação do diálogo que se estabelece a construção conjunta do conhecimento por meio da concordância, discordância, reflexões ou resoluções de determinado assunto postado.

      Como o professor também é um indivíduo em constante formação, se dispor a discutir, argumentar e se reconstruir através da colaboração do outro é se permitir estar aprendendo e renovando os conhecimentos todo o tempo.

      O blog possibilita desenvolver o pensamento crítico quando se posta sobre determinado assunto, e desenvolve também a criticidade de quem comenta. Então, ele pode sim se tornar um grande aliado do professor no caminho para novas educações.

Comentários

  1. importante perceber o professor também como um sujeito aprendente, e que aprende com seus alunos, na interação com eles sobre os temas sociais, científicos e educacionais. Abertura! é a palavra-chave. Abertura de conteúdos, abertura de posicionamento do professor, abertura do currículo, abertura de ideias...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas