Memes: O fenômeno da internet

Os memes, atualmente, são a atração das redes sociais. Eles aparecem na rede como uma forma de comunicação que utiliza  imagens, textos, vídeos, entre outros, e fazem o receptor se divertir. Digamos que seja uma “linguagem da internet”, os memes viraram um fenômeno que é compartilhado de forma viral nas redes.

Esse fenômeno também pode ser inserido em sala de aula, trabalhando várias potencialidades dos educandos. Por ser uma linguagem que a maioria dos alunos estão afinados, pode ser uma proposta divertida e inovadora. Propor que o aluno crie seu próprio meme a respeito de algum assunto dado em sala, é possibilitá-lo desenvolver a criatividade de forma dinâmica.

Falando nisso, em uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar alunos inovando em capas de trabalho:



E professores utilizando memes para corrigir provas:



A utilização dos memes para construir novos saberes podem ser feitas a partir da construção de enunciados de questões, instigar discussões ou auxiliar na memorização de fórmulas e conceitos. São inúmeras possibilidades, ele pode ser sim uma ferramenta divertida que, se usada de forma correta, pode auxiliar na construção de conhecimentos.


Comentários

  1. Sim, os memes instigam o pensamento crítico, a reflexão, a criatividade, atitudes fundamentais para a formação do sujeito. Um ótimo caminho para o trabalho pedagógico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas