A rádio na construção de novos saberes
Quando pensamos em ferramentas pedagógicas que estimulem a desinibição, participação e criatividade dos educandos, sempre pensamos em aulas de teatro, dança, música, entre outros. Mas, você já parou pra pensar em um projeto de Rádio Escola que estimula todas essas habilidades?
Algumas escolas já adotaram esse projeto, é o caso da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Mozart Pinto, em Fortaleza. A rádio é uma ferramenta capaz de colaborar com a construção de diversos saberes, e trazê-la para escola é construir o processo de aprendizagem de forma dinâmica e divertida, fazendo com que o aluno seja o protagonista dessa construção, sempre com a orientação dos professores. Os educandos podem criar programas educativos, que irá fortalecer a expressão oral, a escrita, o trabalho em equipe e, também, um canal de comunicação com a comunidade. Além dos alunos, todos podem se envolver, e aprender, na construção desse projeto: gestores, ajudando a estabelecer um canal de comunicação com a comunidade escolar, professores, trabalhando com a interdisciplinaridade, e os pais, participando das atividades escolares como ouvintes e também enviando sugestões de pauta.
Os meios de comunicação e as tecnologias atraem os alunos, possibilitando a construção de uma aprendizagem útil e significativa. As instituições que adotaram esse projeto percebem que trazer essas tecnologias para a escola é se preocupar com a ampliação do conhecimento, a concretização da aprendizagem e a transformação de comunicação em saberes.
essas e várias outras potencialidades se colocam nos projetos de rádio na escola, especialmente a articulação entre o contexto de dentro da escola com o contexto externo, da comunidade, é trazer as vivências cotidianas para serem tematizadas.
ResponderExcluir