Como utilizar a TV no processo pedagógico?



A alguns anos atrás, a TV era o principal modo de transmissão de informação, e era uma das tecnologias mais acessíveis a todos os públicos. Atualmente, com a expansão da internet, os jovens deixam, cada vez mais, de optarem por esse meio de comunicação.

Será que ainda é possível introduzir a TV como ferramenta que auxilia no processo educativo? Ainda é um meio de comunicação atraente aos jovens?

A maioria dos programas e emissoras de TV existentes, trazem um conteúdo que, muitas vezes, interferem no pensamento e ação dos telespectadores. Manipula a informação se apropriando dela de maneira oportuna aos dominantes. Sendo assim, uma das formas de trazer a TV como ferramenta de aprendizagem, é desenvolvendo o senso crítico do aluno. O professor pode transmitir em sala de aula alguns desses programas que os alunos ou seus pais estão acostumados a assistir, e propor um debate! Ou abrir uma discussão sobre as emissoras, por exemplo. Diversos debates podem ser feitos a partir do tema, pode ser discutido política, mídias, programas policiais, propagandas, com o objetivo de  ampliar o conhecimento e, principalmente, a criticidade dos educandos.

Desenvolver essa capacidade, é formar um aluno mais questionador, com um olhar mais crítico sobre diversos assuntos. É ampliar o conhecimento, e transformar, também, a forma de ver o mundo.

Comentários

  1. É isso, precisamos questionar o discurso das mídias, especialmente da TV, pela abrangência que alguns canais têm, chegando a praticamente todos os lares brasileiros. Esplicitar e compreender as ideologias, os interesses que estão sendo veiculados cotidianamente faz parte dos processos educativos em todas as instituições de ensino, de qualquer nível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas