Como utilizar a TV no processo pedagógico?
A alguns anos atrás, a TV era o principal modo de transmissão de informação, e era uma das tecnologias mais acessíveis a todos os públicos. Atualmente, com a expansão da internet, os jovens deixam, cada vez mais, de optarem por esse meio de comunicação.
Será que ainda é possível introduzir a TV como ferramenta que auxilia no processo educativo? Ainda é um meio de comunicação atraente aos jovens?
A maioria dos programas e emissoras de TV existentes, trazem um conteúdo que, muitas vezes, interferem no pensamento e ação dos telespectadores. Manipula a informação se apropriando dela de maneira oportuna aos dominantes. Sendo assim, uma das formas de trazer a TV como ferramenta de aprendizagem, é desenvolvendo o senso crítico do aluno. O professor pode transmitir em sala de aula alguns desses programas que os alunos ou seus pais estão acostumados a assistir, e propor um debate! Ou abrir uma discussão sobre as emissoras, por exemplo. Diversos debates podem ser feitos a partir do tema, pode ser discutido política, mídias, programas policiais, propagandas, com o objetivo de ampliar o conhecimento e, principalmente, a criticidade dos educandos.
Desenvolver essa capacidade, é formar um aluno mais questionador, com um olhar mais crítico sobre diversos assuntos. É ampliar o conhecimento, e transformar, também, a forma de ver o mundo.
É isso, precisamos questionar o discurso das mídias, especialmente da TV, pela abrangência que alguns canais têm, chegando a praticamente todos os lares brasileiros. Esplicitar e compreender as ideologias, os interesses que estão sendo veiculados cotidianamente faz parte dos processos educativos em todas as instituições de ensino, de qualquer nível.
ResponderExcluir