O VIRTUAL COMO ALIADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA
Com apenas um clique,
abrindo o site de pesquisa Google e pesquisando o que deseja, se
desvenda um vasto mundo de informações. A rapidez do acesso a informação se
torna fácil a conexão com qualquer assunto desejado, é o virtual trazendo a
possibilidade de se conectar buscando informações em qualquer lugar do mundo, em
qualquer língua e formatos.
Não só o “pesquisar” é
possível, mas produzir conteúdo também. Hoje qualquer pessoa pode, através de
blogs e redes sociais, produzir seu próprio conteúdo e se
posicionar criticamente sobre qualquer assunto que desejar escrever.
Portanto, assim, se
estabelece a relação entre leitor e escritor.
Muitas escolas já
perceberam o quanto é importante inserir a tecnologia no processo de
ensino-aprendizagem. Porém, mais importante que trazer para a escola equipamentos
eletrônicos é pensar na internet como um mundo de construção de saberes.
Trazer essa relação
entre leitor e autor para formar mais leitores e escritores. É pensar que pesquisando na web o aluno está desenvolvendo a leitura e o senso crítico. E na
produção de seu próprio conteúdo, está desenvolvendo a escrita e também construindo
saberes de forma coletiva agregando aqueles que têm afinidade com o pensamento
que ali é produzido.
No vídeo “O que é Cibercultura?”, o professor André Lemos trás de forma mais
detalhada essa discussão sobre a relação entre a web e a educação,
e como é importante trazer essa ferramenta tão usada por nós também para dentro
da sala de aula tornando-a aliada no processo de ensino-aprendizagem. Vale a
pena conferir!
Sim, a cibercultura possibilita tornar a todos nós autores e produtores de conteúdo, e esse princípio precisa ser incorporado pela educação. Então integrar os ambientes em rede nas práticas pedagógicas possibilita esse deslocamento da função do aluno, de mero consumidor, assimilador de conteúdos, para autor/produtor.
ResponderExcluir